Projeto GISonLinux

Instale programas de geoprocessamento no Linux com apenas um clique

O projeto GISonLinux (Geographical Information System on Linux) é uma iniciativa do blog Gismo Brasil de tentar facilitar a vida daqueles que estão migrando de outras plataformas (Windows e Mac) para o universo Linux e que, em certos casos, se deparam com a necessidade de instalação de alguns programas via comando de texto.

O projeto tem caráter comunitário, com código aberto e é destinado à criação de um shell script de automação de instalação de Aplicativos SIG em plataforma Linux.

A partir disso, estamos incentivando a elaboração de um arquivo executável (script) contendo regras que permitam a automação do processo de instalação de programas de geoprocessamento com apenas um único e simples comando ou clique do mouse.

Inicialmente o projeto roda em plataformas baseadas no Debian (Ubuntu, Mint e Deepin por exemplo) mas com a possibilidade de engajamento da comunidade, outros sistemas podem se beneficiar do projeto GISonLinux.

Nesta primeira versão, estão contemplados os seguintes aplicativos: Google Earth Pro; Draftsight CAD; Saga GIS; Grass GIS; GPS Prune; Hugin Panorama Creator; QGIS; Josm; Octave, gvSIG . ME.e Open Mapper.

O desafio agora é ampliar essa lista com outros softwares (Spring, TerraView etc) e implementar provedores ao QGIS, como por exemplo, Orfeo Tool Box; Taudem e R, dentre outros.

O projeto está aportado no repositório do Github, no seguinte endereço: github.com/ezrandrade/GISonLinux. E, todos os interessados já estão convidados a baixar sua cópia, experimentar e colaborar para tornar mais fácil a vida dos usuários GIS no Linux.

Convém mencionar que o projeto GISonLinux inspirou-se neste vídeo e script do Diolinux.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s