O MB-System é um pacote de software de código aberto para o processamento e exibição de dados de imagens de batimetria e retroespelhamento derivados de multicanais, interferometria e sonares de varredura lateral. O código fonte do MB-System está disponível gratuitamente via ftp.
O MB-System foi originalmente desenvolvido no Lamont-Doherty Earth Observatory da Universidade de Columbia (L-DEO) e agora é um esforço colaborativo entre o Instituto de Pesquisa do Aquário da Baía de Monterey (MBARI) da Universidade de New Hampshire e o Centro de Ciências Ambientais Marinhas (MARUM) da Universidade de Bremen. A Fundação Nacional de Ciência dos EUA apoiado o desenvolvimento do MB-System desde 1993. A Fundação Packard vem fornecendo o suporte primário para o programa através do MBARI desde 1998.
O time de desenvolvimento do software conta com a presença do Geólogo Marinho brasileiro, Christian dos Santos Ferreira.

A versão atual e mais recente (até a data de divulgação deste post), é a 5.7.1 e foi lançada em 20 de dezembro de 2018.
É importante ressaltar que o MB-System está em desenvolvimento ativo e é atualizado periodicamente, trazendo sempre melhoria de desempenho e incremento de novos recursos, o que pode resultar em uma defasagem na atualização e disponibilidade de documentação, incluindo o conteúdo oficial na página da Web.
O MB-System está disponível apenas para as plataformas Linux e MacOS e já vem nativamente instalado na distribuição Poseidon Linux. O software também está alocado no repositório do UbuntuGIS e pode ser instalado com apenas um clique, diretamente da loja de aplicativos Ubuntu Software (desde que tenha adicionado à lista de repositórios deste Sistema Operacional). Por enquanto, não há previsão de disponibilização para Windows.
O código fonte está disponível para download no GitHub. Clique AQUI para acessar.
Para rodar o MB-System será necessário ter as seguintes bibliotecas e/ou softwares já instalados no computador:
GMT 5.4 ou posterior; NetCDF 4.0 ou posterior; GDAL 1.11 ou posterior; Perl 5.0 ou posterior; X11; Motif; FFTW e OTPSnc.
Para maiores informações, acesso à documentação e guia de instalação, acesse os links abaixo.
Bom, então é isto. Esta é a dica de software da vez.
Até a próxima postagem!
Republicou isso em Geosabere comentado:
MB-System: Conheça o software livre para batimetria
CurtirCurtir