Suavizando Polígonos no QGIS

Este artigo mostrará de forma sucinta o procedimento de suavização de polígonos usando o algoritmo do GRASS no QGIS; uma vez que, quem lida com conversão de dados matriciais para vetoriais acha por bem representar as feições de forma mais lisa possível e, além do aspecto da aparência, o tamanho dos arquivos ficam consideravelmente menores, já que a quantidade de vértices é diminuída.

No entanto, convém mencionar que o próprio QGIS dispõe de tal recurso nativamente,  mas o resultado não é tão agradável, apresentando uma aparência áspera, com perdas de adjacência entre as linhas das feições (veja ilustração abaixo), sendo necessário, posteriormente, realizar a correção topológica dos polígonos .

SmoothQGISNative

Muito disso se deve à indisponibilidade de recursos e ajustes que permitam o emprego de diferentes métodos, de acordo com a necessidade do usuário.

No QGIS, este recurso está disponível no menu Vetor > Geometrias > Simplificar Geometrias.

Mas se você deseja obter um produto de melhor qualidade, recomenda-se usar o algoritmo de Generalização Suave do GRASS, que acompanha o QGIS desde a instalação.

Para isso, clique no menu Processar > Caixa de Ferramentas (Ctrl+Alt+T) e no campo de busca digite v.generalize.smooth.

Caso não queira digitar, procure na seção Vector (v.*) da árvore de algoritmos.

SmoothQGISTree

Com a janela de diálogo aberta, é chegado o momento de selecionar a camada a ser suavizada. Para isso, escolha a camada desejada em Input layer. Depois em method, selecione o método preterido entre: Boyle, Sliding Avaraging, Distance Weighting, Chaiken, Hermite e Snakes. Por fim, defina o parâmetro Look-ahead e clique em Run para executar o algoritmo.

SmoothQGISDialogWidow

Quando eu preciso recorrer à suavização de polígonos, minha preferência é pelo método da Ponderação pela distância (Distance Weighting), pois percebo que a suavização não perde tantos detalhes quanto o Snakes, por exemplo; e, mesmo o resultado não sendo o mais liso, agrada pelo simples fato de conservar algumas reentrâncias.

No entanto, este método pode não atender as suas expectativas. De qualquer maneira, não custa nada experimentar todas possibilidades.

OBSERVAÇÃO: Caso deseje se aprofundar nas características de cada método, recomendo fazer a leitura deste tópico na documentação do GRASS (em inglês). Clique aqui e aqui.

Há ainda a possibilidade de fazer uma suavização a partir de uma outra suavização anterior. Vá, experimente. A figura abaixo mostra o polígono original (esquerda), a suavização pelo método da ponderação pela distância (meio) e a suavização pelo método Snakes a partir da ponderação pela distância (direita).

SmoothQGISOriginalAndTwoMethods

CONCLUSÃO

Concluo este artigo dizendo que, seja qual for o método escolhido, ele pode não realizar o procedimento com 100% de eficiência; principalmente em feições muito próximas, por exemplo, uma hipsometria.

Há situações ainda onde pode permanecer o aspecto serrilhado em algumas curvas mais acentuadas e naquelas menos acentuadas, o resultado ser uma linha reta.

Espero que este post possa lhe ajudar.

Por hoje é só e até a próxima, pessoal!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s