Georreferenciando Imagens sem Pontos de Controle no QGIS

Certamente você já precisou fazer um georreferenciamento rápido de uma imagem qualquer e se deparou com aquela, tão necessária quanto importante, burocracia de atribuir os pontos de controle em quase todos os SIGs disponíveis atualmente.

Pois bem, neste post, apresento uma solução interativa de georreferenciar sem atribuir um único par de coordenadas, apenas movendo, dimensionando, rotacionando ou ajustando os lados da imagem, ao estilo do Google Earth.

Trata-se do plugin/complemento para QGIS Freehand Raster Georeferencer desenvolvido por Guilhem Vellut.

Segundo o seu desenvolvedor, o plugin foi construído para substituir um fluxo de trabalho no qual as imagens não apresentam pontos de referências análogas para associar os pontos de controle. Isto é típico de fotografias aéreas e imagens orbitais antigas, onde as características originais do terreno não permitem uma correção geométrica mais precisa; e, o usuário tinha de recorrer ao Google Earth para realizar tal procedimento.

Obviamente que, devido a sua natureza imprecisa, não é recomendada a sua aplicação para projetos que exijam acurácia detalhada, conforme já exposto no parágrafo anterior. No entanto, existem situações em que usar esse recurso é melhor do que não usar nenhum e, portanto, não poder usar o(s) dado(s).

Sua grande vantagem é a visualização do resultado imediatamente sobre as demais camadas dispostas no QGIS.

De acordo com a sua página no GitHub, o plugin usa Qt para ler e manipular rasters, ficando limitado aos formatos por essa biblioteca (BMP, JPEG e PNG), não sendo suportados os formatos GDAL e aqueles rasters muito grandes devem ser evitados.

Outra limitação do plugin corresponde ao sistema de coordenadas (SRC) que se ajusta àquele definido pela camada da imagem de referência e, caso o SRC seja alterado, será necessário ajustar o georreferenciamento da camada ao novo SRC.

NOTA: O raster adicionado por este plugin não possui todas as capacidades de uma camada raster normal reconhecida pelo QGIS; assim, limita-se à visualização e modificação usando as ferramentas fornecidas. No entanto, um arquivo raster normal (reconhecido pelo QGIS), juntamente com a informação de georreferenciamento, pode ser facilmente exportado pelo plugin e pode ser recarregado normalmente usando a funcionalidade padrão “Adicionar Raster”.

Dito isto, passemos então para o manuseio do plugin que, diga-se de passagem, é bastante intuitivo mas não tem a mesma simplicidade do Google Earth, uma vez que neste último não é necessário ficar clicando em ícones para mudar a forma de ajustar a imagem, já que tudo está disponível nas alças correspondentes (Figura abaixo)

g4553

Para começar a usar este complemento, vá no gerenciador de extensões do QGIS (Menu Complementos > Gerenciar e Instalar Complementos) e no campo de busca, digite Freehand Raster Georeferencer, selecione-o e clique em instalar.

FRG-QGIS_InstallPlugins   QGIS-FRG-Plugin_Install

Após a instalação, feche o gerenciador de extensões e na barra de ícones você verá esses botões com suas respectivas funções.

g7840

Adicionar uma Imagem (Raster)

Clique no ícone AD e em seguida no botão Browse para selecionar um arquivo (JPG, PNG ou BMP) e OK para carregar a imagem.

FRG-QGIS_Import

Como resultado, uma nova camada será criada na Tabela de Conteúdo (TOC) e exibida na Área de Trabalho do seu projeto. Quando criado pela primeira vez, a imagem possui as seguintes características:

a. Seu centro está no centro da extensão atual da tela do mapa

b. Suas escalas são iguais em X e Y e são computadas para que a varredura se encaixa na extensão atual da tela do mapa

c. Não há rotação

Visualizar as Propriedades da Camada

As propriedades da camada podem ser visualizadas normalmente, clicando duas vezes sobre ela no TOC e uma caixa de diálogo se abrirá mostrando algumas informações, como a localização do arquivo da imagem e os parâmetros de transformação que lhe são aplicados (posição do centro, escala em X e Y e ângulo de rotação).

Também é possível modificar a transparência da camada arrastando a barra de rolagem, que é imediatamente aplicada à imagem.

FRG-QGIS_Properties

OBSERVAÇÃO: A partir do instante em que uma imagem é inserida no QGIS, as demais ferramentas do plugin passa a ficar habilitada e podem ser usadas para alterar os parâmetros de transformação na imagem, que serão mostradas a seguir.

Mover a Imagem

Esta ferramenta permite alterar o centro da imagem.

Para usar, selecione a ferramenta na barra de ferramentas e clique na tela do mapa e mova o mouse enquanto mantém pressionado o botão do mouse. Isso define um vetor de tradução a partir do primeiro ponto clicado no ponto em que o mouse foi liberado: o centro da tela será transformado usando este vetor.

FRG-QGIS_Move

Rotacionar a Imagem

Esta ferramenta permite alterar a orientação do raster.

Para usar, selecione a ferramenta na barra de ferramentas e clique em qualquer lugar na tela do mapa e mova o mouse na direção vertical. Se o mouse se mover para cima, a imagem girará no sentido anti-horário em torno de seu centro. Caso contrário, girará no sentido horário.

FRG-QGIS_Rotate

Escalonar a Imagem

Esta ferramenta permite dimensionar a imagem de forma independente, tanto em X como em Y (no sistema de coordenadas da imagem).

Para usar, selecione a ferramenta na barra de ferramentas e clique em qualquer lugar na tela do mapa e mova o mouse com a direção vertical ou horizontal. Se o mouse se mover para cima, a altura da imagem é dimensionada neste sentido. Caso contrário, ele é reduzido. Funciona da mesma maneira para a direção horizontal e a largura da imagem.

FRG-QGIS_Scale

Ajustar Separadamente os Lados da Imagem

Esta ferramenta permite ajustar os lados da imagem, um de cada vez.

Para usar, selecione a ferramenta na barra de ferramentas e clique no mapa perto do lado que precisa ser ajustado.

O lado mais próximo do clique fica realçado em negrito. Em seguida, mova o mouse na direção do ajuste (dependendo do lado escolhido, vertical ou horizontalmente. O lado escolhido é movido para a nova posição enquanto os outros ficam onde estão.

FRG-QGIS_Adjust

Diminuir Transparência

Esta ferramenta permite diminuir o nível de transparência da imagem, com intervalos de 10%. Ao diminuir a transparência, a imagem fica totalmente visível.

FRG-QGIS_Decrease

Aumentar Transparência

Esta ferramenta permite aumentar o nível de transparência da imagem, com intervalos de 10%. Ao aumentar a transparência, a imagem fica totalmente invisível.

FRG-QGIS_Increase

Exportar Imagem com Arquivo World

Esta ferramenta permite exportar uma versão da imagem juntamente com um arquivo World.

DICA: Para saber mais sobre World File, recomendo acessar o post do amigo Jorge Santos neste link.

OBSERVAÇÃO: Após exportar a imagem junto com o arquivo World, ela poderá, então, ser importada no QGIS ou qualquer software de SIG que ofereça suporte a georreferenciamento com arquivos World. Note-se que, como a maioria dos SIGs (incluindo QGIS e ArcGIS) não suportam rotações em arquivos World, a imagem de saída será exportada com a rotação, bem como o fator de escala entre o eixo (uma vez que a escala dentro de um arquivo mundial pode ser apenas ao longo do eixo X ou Y). O arquivo World incluirá o deslocamento e a escala para as coordenadas mundiais.

CONCLUSÃO

Como dito no início do artigo, o plugin é uma boa alternativa ao Google Earth ao que se propõe fazer, mesmo sem dispor da mesma facilidade de manuseio do mesmo.

Seu uso pode ser interessante para se obter resultados que exijam rapidez e não exijam seguir os padrões cartográficos vigentes ou aquelas imagens/mapas antigos que não disponham de pontos de amarração suficientes para um georreferenciamento confiável.

Então, é isso pessoal. Até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s