Não é de hoje que é possível realizar análises espaciais sem, necessariamente, ter de usar um software de Geoprocessamento e isto é mais comum do que se pensa, embora não seja tão fácil de se lembrar, mas talvez, exemplos dessas aplicações como MatLab, R, Google Earth Enterprise, GeoDa, dentre outras, possam ajudar a refrescar sua mente.
No entanto, usar um software de planilha, como o Excel, para essa finalidade, possa soar estranho para muitos.
Pois bem, é exatamente isso que você está lendo. Usar o Excel para realizar operações de análises espaciais, com direito a representação em mapa. Trata-se da extensão GIS.XL.
Esta ferramenta foi desenvolvida pelo Hidrogeólogo Milos Gregor da Universidade de Comenius na Eslováquia, como forma de aumentar a eficiência no manuseio de planilhas oriundas/destinadas de Sistemas Geográficos de Informações, uma vez que, para suas finalidades, evitava a etapa de conversões entre formatos.
Este complemento para Excel pode ser instalado somente na plataforma Windows 32 ou 64 bits, e roda apenas no Excel, a partir da versão 2005 até a mais recente.
Segundo o desenvolvedor, os maiores benefícios do suplemento GIS.XL são:
- Fácil instalação
- Interface gráfica simples e intuitiva
- Sem necessidade de software ou serviços adicionais
- Opções de licenciamento variável
- Transferência de licença simples entre computadores
- Trabalha com ESRI ShapeFiles diretamente no Excel
- Suporte de múltiplas projeções de mapeamento
- Criação rápida de visualização complexa
- Transferência de dados simples entre tabelas do Excel e ESRI ShapeFiles
- Exportação para o Google Earth
- Publicação simples de seus dados sob a forma de mapas vetoriais on-line/off-line
- Exportar para arquivos de imagem
- Integração profunda entre os recursos do Excel e SIGs
Para fazer o download do complemento, vá para a página de download e baixe a extensão GIS.XL e Map.XL.
Convém advertir que a versão disponível para download é apenas uma demo e com recursos limitados. Caso fique interessado em adquirir uma licença completa, terá de desembolsar 99 Euros por uma licença anual com direito a uso em apenas um computador, ou 199 Euros pela licença perpétua, com a mesma restrição a um único PC.
CONCLUSÃO
Embora possa parecer uma boa solução, não sei se é atrativo destinar preciosos R$ 400,00 (na cotação do dia de publicação deste artigo) à esta aplicação, uma vez que se pode fazer tudo e muito mais numa plataforma GIS.
Talvez, seu uso seja interessante àqueles usuários que não entendem de SIGs ou, simplesmente, queiram tratar os dados estatisticamente no Excel e representá-los graficamente em mapas sem se preocuparem com cartografia.
Se é valido ou não o investimento, esta decisão fica a seu critério. No entanto, fica registrado que existe tal solução.
Então, por hoje é só e até a próxima!