O sistema R é uma linguagem de programação voltada para cálculos estatísticos e gráficos que foi criada originalmente no departamento de Estatística da universidade de Auckland na Nova Zelândia, e recebe contribuições para múltiplas aplicabilidades de programadores, entusiastas e voluntários de vários locais do mundo.

Atualmente, conta com várias interfaces gráficas (GUI) para uma utilização mais amigável, visto que,  roda nativamente através de comandos de texto. Exemplos dessas GUI são rGUI, JGR e R Commander.

Como não poderia ser diferente, as funcionalidades Geoestatísticas do R pode ser rodado através de scripts no QGIS; mas para isso, é necessário, primeiramente, realizar a instalação no seu sistema operacional Linux; sucedendo-se a configuração no QGIS.

Assim, este artigo tem como objetivo mostrar de maneira sucinta como proceder a instalação em sistemas derivados do Ubuntu. Usuários do Windows devem acessar a página do Anderson Medeiros para tal.

CURIOSIDADE: o sistema R recebe este nome em função da primeira letra dos nomes de seus criadores: Ross Ihaka e Robert Gentleman.

Passo 1: Instalando o R nos sistemas derivados do Ubuntu 16.04 (LTS)

Os comandos abaixo só foram testados nas versões de longa duração (LTS) do Ubuntu 16.04 e seus derivados pois, são versões focadas na estabilidade desses sistemas operacionais.

1. Abra o terminal e digite:

 sudo su

2. Em seguida, digite a sua senha de Super Usuário (Administrador)

3. Posteriormente, insira a chave de segurança do servidor dos repositórios externos do R.

sudo apt-key adv --keyserver keyserver.ubuntu.com --recv-keys E298A3A825C0D65DFD57CBB651716619E084DAB9

4. Adicione o repositório

sudo add-apt-repository 'deb [arch=amd64,i386] https://cran.rstudio.com/bin/linux/ubuntu xenial/'

5. Atualize a lista de repositórios

sudo apt update

6. Instale o R

sudo apt install r-base

7. Para permitir que o R seja executado em todas as contas de usuários do seu computador, se este for o caso,  rode mais esse comando abaixo:

sudo -i R

Pronto. A instalação deve ter sido concluída com sucesso.

Passo 2: Configurando o QGIS para rodar os scripts geoestatísticos do R

8. Abra o Menu Processar > Opções para habilitar o R no QGIS.

QGIS_Processar_Menu

9. Expanda a árvore de Provedores  e, em seguida, a a guia R scripts. Depois, ative a caixa de seleção Activate para ativar os scripts no QGIS.

QGIS_R_Scripts_Menu

10. Em seguida, expanda a guia Tools dê um duplo clique na opção Get R scripts from on-line scripts collection para obter os modelos e scripts a fim de serem executados no QGIS.

QGIS_Toolbox_Processamento

11. Ao se abrir a janela Obter scripts e modelos, clique na guia Não instalado e marque todas as caixas de seleção, referentes aos scripts que deseja ter disponível. Após isso, clique no botão OK para fazer o download e fechar a janela.

QGIS_Obter_R_Scripts

Por fim, basta acessar novamente a Caixa de Ferramentas Processamento que, os 49 algoritmos do R para trabalhar com dados geográficos, estarão ao seu dispor.

QGIS_Toolbox_Processamento_R

Bem, espero que este artigo possa ter ajudado.

Obrigado pela atenção e até a próxima.