Dando continuidade ao assunto em questão, será mostrado neste artigo como criar mapas anamórficos com software livre usando o plugin Cartogram no QGIS. Caso não tenha visto o primeiro artigo, e deseja acompanhar a série, clique neste link para acessar.
A proposta de abordar esse assunto aqui no Gismo Brasil nasceu da inspirção na tese de doutorado da Profa. Fernanda Padovesi Fonseca intitulada A inflexibilidade do espaço cartográfico, uma questão para a geografia: análise das discussões sobre o papel da cartografia.
Neste trabalho, a autora diz que os mapas anamorfizados são uma nova maneira de representar as importâncias relativas de cada área, baseadas nas dimensões populacionais e medidas temporais.
Dito isto, apresento nesta segunda parte da série o plugin Cartogram para QGIS, dedicado a esta necessidade.

O uso do plugin é bastante simples e lembra um pouco o procedimento do Scape Toad, bastando para isso, escolher a camada e o campo de atributo necessário para a anamorfização.
Antes de realizar o procedimento, baixe o plugin no gerenciador de complementos do QGIS.
No campo de busca, digite Cartogram e mande instalar o complemento.
Para realizar o anamorfismo, carregue o shapefile no QGIS e em seguida execute o plugin Cartogram através do menu Vetor > Cartogram > Create cartogram…
Ao abrir a janela de diálogo, selecione o shapefile de interesse e o campo desejado. Deixe o número de interações selecionado em 5 e clique em OK. Aguarde o processo finalizar.
OBSERVAÇÃO: Quanto menor o valor de iterações menos deformado fica o mapa e, quanto maior for esse valor, mais deformado será o resultado.
E eis o resultado final.
Perceba que se assemelha ao produto do Scape Toad.
Com isso, concluo o artigo dizendo que o processo no QGIS é mais rápido e prático em relação ao Scape Toad. No entanto, acredito que o algoritmo empregado nos dois aplicativos seja o mesmo, ou no máximo, semelhantes pois, entregam resultados muito parecidos.
Então é isso. Não perca a terceira parte da série, na qual mostrarei mais um procedimento interessante.
2 comentários sobre “Criando mapas anamórficos com Software Livre – Parte 2: Cartogram Plugin no QGIS”