Apresentação

Até pouco tempo atrás, mais precisamente até 2015, o OpenLayers Plugin reinava absoluto, quando o assunto era importar/carregar base maps no QGIS.

Acontece que, a empresa russa NextGIS desenvolveu um plugin para o QGIS no qual concentra um número superior de map services em relação ao OpenLayers.

Em uma comparação, até a publicação deste artigo, o QuickMapServices (QMS) contava com 26 serviços contra 6 do OpenLayers, como você pode conferir nas imagens abaixo.

olpinqgis
MapServices disponíveis no OpenLayers
qmsinqgismenu
MapServices disponíveis no QMS

Instalação e Habilitação

Como quase todo plugin instalável no QGIS se dá através do Gerenciador de Complementos, não será diferente a instalação deste recurso.

Para isso, basta acessar o menu Complementos > Gerenciar e Instalar Complementos.

menucomplementosqgis

Quando o gerenciador de complementos abrir, no campo de busca (canto superior) digite quickmapservices. Selecione o plugin e clique em Instalar Complemento. Feche a janela em seguida.

gestorcomplementosqgis

Depois, para habilitar os serviços, acesse o plugin em: Web > QuickMapServices > Settings.

qmsinqgismenushort

Ao abrir a janela, clique na guia More Services. Depois, clique em Get contributed pack e em seguida, Gravar. Aguarde um instante, feche a janela e tenha a sua disposição toda variedade de webservices que precisar, incluindo serviços do Google, Bing, Esri, OpenStreetMap e muito mais.

configqsm

Para acessar os serviços, basta clicar no menu Web > QuickMapServices e escolher à vontade.

captura-de-tela-de-2017-02-17-214102
Basemap Esri para os Oceanos.

Faça um bom proveito e até a próxima.

Participe da nossa comunidade no Telegram: https://t.me/gismobrasil